segunda-feira, 31 de março de 2008

Xaveco 2.0



Xaveco de balada é muito década passada. Abordagem por frases engraçadinhas que de engraçadas não têm nada. E aí, qual o seu nome, quantos anos tem, onde mora, o que faz da vida. Todo um protocolo de apresentação é necessário, mesmo que tudo seja esquecido 2 segundos depois. E mesmo com tudo isso, nada garante que vai ser aquelas coisas. E pra passar pra outra, é uma agonia. Desculpas esfarrapadas, orkut, msn, troca de telefones, promessas vazias.

Na web, o que vale é a gratificação instantânea. Aceitar o request, clicar no link do youtube, abrir o post. Aproveitar a diversão que nem loading tem, acontece tudo em streaming, real time. Alguns minutos depois, é hora de fechar a página e ver os links relacionados, o que tá rolando em outros blogs, falar com a galera pelo msn.

Mas o xaveco tradicional não segue essa tendência de comportamento. Ao contrário, ele é praticamente uma publicidade pop-up:

  • Acha que causa uma chamada de impacto, mas muitas vezes irrita o usuário.
    Chegar chegando ou com frases de romantismo barato pode ser muito inconveniente.

  • É uma mídia que prejudica a navegação.
    Quem nunca teve que mudar de lugar ou "ir ao banheiro" só pra sair de perto de um mala?

  • O pop-up é invasivo, incômodo e insistente.
    O xaveco pop-up é invasivo, incômodo e insistente.

  • A grande maioria dos usuários utiliza navegadores com bloqueadores.
    Mulheres adoram baladas GLS como Alôca. Boa música, pessoas descoladas e ausência de xavecos pop-up, já que abordagens mais agressivas são arriscadas.
Definitivamente o xaveco precisa de um upgrade. Ser ágil, pouco invasivo, respeitar a resposta do usuário. Mais que ter uma tirada inteligente, precisa ser relevante, interativo. É o que as mulheres chamam de "ter a pegada". Nada de cadastros infinitos para criar uma conta, nada de enrolação quando você quiser sair da lista de newsletters ou cancelar seu login. Ser divertido, sempre, mas com conteúdo. Ou completamente sem conteúdo, aquele besteirol irresistível do YouTube. Segurar o usuário por ser interessante, pura e simplesmente. Ter um design simples e funcional, porém elegante e bem pensado. O xaveco precisa ser 2.0.

PS: Isso em baladas. Em bares acho que a abordagem com freses de efeito ainda é divertida. Faz parte do ambiente retrô, é vintage. Como o correio elegante.

2 comentários:

Má, Mari, Maricota! disse...

Hahaha, mto bom!hum, pois é... tem como a gente imprimir esse post e sei lá... colocar em panfletos e entregar nas portas das baladas? Ou talvez joagr de helicópteros?? Ahn? Ahn? AH, e junto com um aviso: Para maiores de 18 anos?

Grenade en choc disse...

Apoiado, deveríamos fazer panfletos e deixá-los em bares da Vila Madalena, Olímpia...onde a paquera e pegação realmente rola....nas baladas seria mais complicado, não queremos ser visadas, mas poderíamos deixá-los presos nas plaquetas dos carros perto das baladas...O que vcs acham? Uma assinatura discreta é o ideal "HSociety" ou "HaagenS" ou ainda "HS"